Desde os filmes com zumbis de George A. Romero, que estes seres nos trazem curiosidade e medo. Diferente dos vampiros e até mesmo lobisomens que acabam nos seduzindo de alguma forma, dificilmente os zumbis conseguirão tal proeza.

O medo que estes seres nos trazem é algo antigo e primitivo. Além disso, sempre serviu de base para fazer crítica a nossa sociedade. Praticamente o grande medo nunca foi destes seres, mas sim dos próprios seres humanos.

Leia também: Resenha | A Vida Pela Frente- Romain Gary

E é desta forma, sem zumbis, que Daniel Pedrosa brinda os leitores com o segundo livro da série Retirantes: O legado das sombras. O primeiro livro é A Terra Devastada: Retirantes – Episódio 1, onde todo esse universo é apresentado. Mas a escrita e o universo criado pelo autor são tão críveis em sua fantasia de terror, que dá para ler O legado das sombras tranquilamente.

Como nas histórias distópicas, o mundo já não é o mesmo. A sociedade já está destruída e a humanidade mostra toda a sua violência. O livro em si, possui a mesma base de qualquer ficção já conhecida, mas seus personagens e anseios são totalmente diferentes. Seguir com uma família traumatizada, onde um pai precisa além de lidar com a segurança de seus dois filhos, ainda necessita ser a pessoa com a qual estas crianças precisam aprender sobre este novo mundo.

Leia também: Resenha | A Doçura da Água – Nathan Harris

Para aqueles que são pais e mães, é o pior cenário existente, onde se manter vivo acaba por se tornar o maior objetivo. E ter que fazer escolhas como a qualquer momento ter que se sacrificar para a sobrevivência de seus filhos, é algo tão terrível, quanto ver a morte deles.

A cada capítulo o leitor é bombardeado com emoções que vão do desespero, a melancolia, traumas e também a esperança. Assim como os personagens, o leitor também é mais um ali, mesmo que de forma de espectador, a querer ajudar esta familia a conseguir o seu objetivo.

A trama é bem singular, mas totalmente crítica ao modo como vivemos em sociedade, ainda mais tendo alguns comparativos – mesmo que indiretos – com a pandemia do COVID. A desobediência da população quando solicitada a não sair de casa, é um dos fatores que levou a este mundo. Outro ponto interessante é a escolha do local para história: o sertão.

Deixando de lado as grandes cidades ou seus arredores, é fascinante ver este mundo destroçado por estes seres. Mas ao mesmo tempo é interessante ver que é um mundo tão próximo ao nosso com pessoas passando fome e sem condições básicas de vida.

Retirantes: O legado das sombras, da Novo Século Editora, é um livro curto, rápido de ser lido e que ao final te deixa com vontade de saber mais sobre todo este universo criado por Daniel Pedrosa. Com uma crítica das melhores obras do universo do terror, este é um livro que deve estar sem dúvida alguma em sua biblioteca, principalmente se for um fã do gênero e dos autores nacionais.

Sobre o livro

A esperança nos abandona quando percebemos que nem mesmo um inimigo comum é capaz de unir a raça humana Depois de mais de 90% de toda a população mundial ser dizimada por seres desconhecidos, batizados popularmente de “sombras”, a busca por lugares seguros e protegidos é a única saída para aqueles que foram deixados para trás. Até mesmo a tecnologia e os meios de comunicação se tornam inacessíveis, e qualquer um que se arrisque nessa jornada tem poucas chances de sobreviver.

Cercados por desespero e morte, Joaquim e sua família iniciam uma jornada perigosa em direção a uma terra desconhecida, onde poucos – ou talvez ninguém – conseguiram chegar. Distante dessa família, dois grandes grupos de sobreviventes travam uma guerra não declarada por um dos últimos paraísos habitados pela raça humana. Não demorará para que o caminho desses dois grupos se cruze. Retirantes: O legado das sombras é uma história sombria de ficção, ambientada no nordeste brasileiro, e que carrega em suas linhas muito mais do que fantasia; transcreve o retrato do medo e o desespero pelo qual passam muitos daqueles que enfrentam o desconhecido em busca de um futuro melhor.

Resumo
Nota do Thunder Wave
resenha-retirantes-o-legado-das-sombras-daniel-pedrosaCom uma crítica das melhores obras do universo do terror, Retirantes: O legado das sombras é um livro que deve estar sem dúvida alguma em sua biblioteca, principalmente se for um fã do gênero e dos autores nacionais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por Favor insira seu nome aqui